CONVERSAS À VOLTA DA MESA // TALKS AROUND THE TABLE
"Collected [Short] Stories sobre a obra de Saul Bellow & Daniel Blaufuks" é o título de mais uma das Conversas à Volta da Mesa que integra a programação da Galeria Luís Serpa Projectos de Set '10 a Jun '11.
Organizadas no âmbito da exposição dos arquitectos Jutta Rentsch & André Serpa do JA-PROJECT, um escritório de Arquitectura e Design recentemente criado em Lisboa, mas trabalhando a nívle global, que pretende assumir-se como um lugar de reflexão permanente sobre a criação contemporânea em todas as áreas das Indústrias Criativas. Como uma Plataforma Colaborativa, o Voronoi de JA-PROJECT é uma mesa baseada no algoritmo com o mesmo nome, assumindo diversas confirgurações que permitem a sua utilização de forma distinta. Usada de forma colectiva ou individual, tem proporcionado o acolhimento de diversos criadores que encontram neste espaço de galeria/escritório, um ambiente propício ao desenvolvimento de projectos transdisciplinares.
À Volta da Mesa estarão Helena Vasconcelos e Margarida Medeiros, que debruçam-se sobre a obra de Saul Bellow e Daniel Blaufuks, respectivamente. A conversa será moderada por Luís Serpa, dia 14 de Dez '10, Terça-feira, das 19h00 às 21h00.
Saul Bellow, prémio Pulitzer e Nobel da Literatura em 1976, é um dos mais aclamados escritores de ficção norte-americana, cujo trabalho soube muito bem expressar a ascensão dos judeus imigrantes a lugares de poder e soberania na América contemporânea, bem como a sua angústia moral sobre os sobreviventes do Holocausto em livros como "Mr. Sammler's Planet". Nas suas COLLECTED STORIES demonstra igualmente um talento habilidoso em escrever pequenas, mas envolventes narrativas, que de uma forma humorística, mas graciosa, exploram temas familiares, desejos e memórias, traçando um retrato sensível da natureza humana. Esta colecção de treze contos apela a todos os que já são familiares da sua escrita, bem como aos que nela se iniciaram.
Daniel Blaufuks utiliza no seu trabalho a fotografia e o vídeo, apresentando o resultado através de livros, instalações e filmes. Os seus temas preferidos são a ligação entre o tempo e o espaço e a representação da memória privada e pública. Em COLLECTED SHORT STORIES o autor esclarece que estas histórias curtas foram escritas em oito países, entre 2000 e 2002. São histórias visuais que abordam o tema da viagem e a fotografia em itinerância e um outro tema transversal na sua obra: a condição de exílio. A fuga dos seus avós da Alemanha nazi para Portugal mistura-se com experiências de exílio sugeridas pela admiração por fotógrafos como Robert Frank ou pela memória literária de autores como Paul Bowles, Joseph Conrad e Graham Greene. Estas trinta e uma histórias revelam Daniel Blaufuks nas suas várias tonalidades contrastantes, ora cínico e acutilante, ora introspectivo e filosófico.